SPRAL participa em projeto Europeu PAPERCHAIN

News Details

Economia circular e sustentabilidade
 
O projeto PAPERCHAIN traz um modelo de simbiose industrial centrado no uso de diferentes fluxos de resíduos gerados pela Indústria Europeia de Papel e Celulose, como matéria-prima valiosa para três setores industriais famintos por recursos: construção civil, setor de mineração e indústria química. Diferentes fluxos de resíduos são produzidos como resultado dos processos de fabricação da indústria de celulose e papel para produzir papel, cartão e outros produtos à base de celulose.
Caso 1 Circular
Setor de construção
 
Valorização dos resíduos de caustificação da indústria do papel (por exemplo, lama de cal, grãos grosseiros e resíduos de licor verde) como matérias-primas secundárias para o fabrico de betão e asfalto.
 
Região Centro Portugal: SPRAL
 
Lama de cal como enchimento de betão; Grãos grosseiros e resíduos como agregados para pavimentos de asfalto.
 
PAPERCHAIN
A Europa é o segundo produtor mundial de celulose e papel, fabricando 130 milhões de toneladas em 2014 e representando 23% da produção mundial.
As indústrias de transformação e transformação de papel e celulose da UE geram um volume de negócios anual de 180 mil milhões de euros, representando 1,26% do PIB europeu. Em particular, a indústria de papel e celulose (PPI) tem uma faturação de € 75 bilhões, compreende 920 fábricas e fornece 180.000 empregos diretamente na Europa e 1,5 milhão na cadeia de valor.
Este setor é intensivo em recursos e produz 11 milhões de toneladas de resíduos anualmente. Verificou-se que 25-40% dos resíduos sólidos urbanos gerados a cada ano em todo o mundo são relacionados ao papel.
Além disso, a Europa enfrenta hoje o desafio da escassez de recursos e de uma utilização mais eficiente. Se geridos de forma sustentável, os resíduos de PPI podem se tornar uma matéria-prima valiosa para outras indústrias intensivas em recursos, como a construção (ou seja, 5,4 bilhões de toneladas de matéria-prima) ou a indústria química (1 bilhão de toneladas).
A geração de resíduos na indústria de mineração é estimada em até 20.000 milhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, e uma parte relevante desses resíduos precisa ser mantida em condições de segurança ambiental, o que implica uso adicional de recursos (por exemplo, materiais emprestados). São necessários novos mercados generalizados para alargar as operações de valorização, reduzir as taxas de deposição em aterro e aumentar a competitividade dos IPP, criando novos mercados de valor acrescentado para os seus resíduos inorgânicos.
 
CADEIA DE VALOR DO PPI
 
O projeto PAPERCHAIN traz um modelo de simbiose industrial centrado no uso de diferentes fluxos de resíduos gerados pela Indústria Europeia de Papel e Celulose, como matéria-prima valiosa para três setores industriais famintos por recursos: construção civil, setor de mineração e indústria química. Diferentes fluxos de resíduos são produzidos como resultado dos processos de fabricação da indústria de celulose e papel para produzir papel, cartão e outros produtos à base de celulose.
 A polpa pode ser obtida a partir de fibra virgem de madeira por meios químicos ou mecânicos. É também produzido pela reciclagem de papel reciclado, que representa cerca de 50% das fibras utilizadas e envolve processos de limpeza e remoção de tinta.
 
O PAPERCHAIN aborda a valorização de quase a totalidade desses fluxos de resíduos de PPI. O projeto concentra se nos fluxos de resíduos cujo destino atual é principalmente o aterro, como os resíduos de caustificação, e aqueles que são produzidos em grandes quantidades, como lodo ou cinzas. Apenas as cinzas de caldeiras e fornos foram descartadas devido ao baixo desempenho técnico para aplicações de construção e seu potencial para fertilizantes, em favor do desperdício de cinza, muito mais promissor para o setor de construção. Finalmente, os rejeitos de celulose e papel não foram considerados diretamente, pois geralmente são destinados à recuperação de energia.
O projeto demonstrará a valorização dos fluxos de resíduos do PPI de três maneiras diferentes: sem modificações (resíduos de licor verde para aplicações de mineração), processamento mínimo (grãos grosseiros, lama de cal e cinzas de papel) e sob quaisquer tratamentos (resíduos de licor verde para pavimentos de asfalto, lodo de papel Deiking + cinzas de resíduos, lodo de fibra).
 
Objetivos do projeto
 
Conceber a linha de base para os modelos de economia circular em torno da Indústria de Papel e Celulose e os setores selecionados
 
Implementar os processos de valorização à escala industrial
 
Demonstrar os modelos circulares em escala real em quatro países da UE
  . 
Validar a sustentabilidade dos modelos de economia circular
 
Realizar os processos de certificação, treinamento e orientações para as soluções recicladas
 
Desenvolver uma estratégia de mercado, rotas de exploração e garantir a replicação
 
 

Share